segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Túneis na Serra da Estrela...

Acabei de chegar há alguns minutos de Coimbra, fui lá para ser "violado" no olho direito, foi uma violação a laser e consentida pois é necessária para continuar a observar a beleza que dia-a-dia me rodeia. "Só" me levantei da cama ás 4:30 da manhã para estar lá por volta das 7h, conseguir ser atendido mais rapidamente e chegar a casa a horas decentes para dormir um pouco e ainda ir trabalhar se recuperar do cansaço e ardor no olho provocado pelo laser. Não me queixo... há situações bem piores.
Quando entro no carro para ir a Coimbra a minha mente esquartela-se... de um lado pensa "vou pela torre", do outro "vou por unhais" mais conhecida por pedras lavradas, as outras estão fora de questão já que a "volta" é muito grande e o gasóleo já foi mais fácil de adquirir... Como costume em época invernal decidi-me pelas "pedras lavradas" (boa opção já que o maciço central foi cortado ao trânsito). Depois de uma hora e pouco de curvas, contra-curvas, subidas, descidas (que nem desgosto, confesso), chuva, nevoeiro e mais chuva, lá chego a Venda de Galizes onde a chuva continua mas a estrada é mais harmoniosa e digo para a Gaja do Rés-do-Chão Esquerdo "como se pouparia tempo, dinheiro e poluia-se menos se existissem os túneis na serra"...
Li num blogue, não posso agora precisar qual, em que os ambientalistas estavam contra a construção dos túneis na serra, não li nenhuma justificação válida para esta tomada de posição, respeito e amo a natureza, nalgumas situações nem tanto os ambientalistas pois acho que por vezes são demasiado radicais, perdendo a noção da realidade e da razão, mas acredito que túneis na Serra da Estrela seria uma mais valia, tanto para a natureza e a suposta área protegida, como para as populações, pois haveria menos tráfego no maciço central e logo uma maior preservação, mas isto sou só eu a pensar alto, sou leigo na matéria.

2 comentários:

carapinha disse...

pa nao quero estar a afirmar mas axo q os tuneis da serra e so entre covilha e seia passando por manteigas... para coimbra e o ja muito esperado por todos nos ic6. mas contudo axo q deverias rever esta tua entrada no blog.

Rés-do-Chão Esquerdo disse...

Eu no texto refiro-me ao sacrifício de atravessar a serra e o tempo que se perde aí, os túneis estão em estudo entre covilhã e seia se n estou em erro, a partir de seia apanha-se a estrada que mais à frente liga ao IC6, é um tunel com aproximadamente 12km, que em vez de 1 hora e tal que demoras a atravessar a serra demorarias apenas à volta de 15/20minutos