quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Contra factos... tenham vergonha!!

Aceito que todos devemos lutar por melhores condições e salários nos nossos empregos, agora o que me custa a entender é este "gozar" dos professores para com a grande maioria dos trabalhadores do sector privado. Hoje de manhã quando vinha para o trabalho, onde não sou avaliado mas se fizer merda venho logo para a rua e ainda por cima ganho um salário que nem atinge o mínimo para ser digno de apresentação de IRS, ouvi na rádio que os professores vão exigir ao estado o pagamento das horas extraordinárias feitas em aulas de substituição, ainda ouvi uma professora dizer que com a avaliação os professores não vão conseguir pôr o aluno em 1º lugar (sejam sinceros uma vez na vida, devem contar-se pelos dedos os professores que alguma vez meteram o aluno em 1º lugar).
Os governos anteriores foram criticados por não aplicar medidas de alteração profundas no ensino, este é criticado por as fazer, não sou partidário, simpatizo com o partido A ou B, mas acima de tudo simpatizo por quem tenta fazer algo pelo país. Já era tempo de pararem com manifestações, fizeram a vossa obrigação que foi reclamar, o "bluf" não resultou agora há que por as cartas na mesa e dar o jogo como perdido, parem é de gozar com o trabalhador comum.
Estive a ver a Tabela Salarial provisória do Sindicato dos Professores da Zona Centro (http://www.spzc.pt/drupal/files/carreira/TV2008.pdf) e mostro só os extremos, ou seja o professor de 1º Escalão e o professor titular do 3º escalão:
Professor do 1º Escalão (Índice 167) - 1.475,83 €
Professor Titular do 3º Escalão (Índice 340) - 3.004,69 €
-
A título de curiosodade fiz uma regra de 3 simples para saber a que índice eu me enquadrava relativamente ao índice 167 e o resultado foi índice 53,75. Como diria o saudoso Herman José na personagem de Diácono Remédios: "ó meuuzzz amigozzz, tenham vergonhazzz, não havia necessidade zzzz". Como diz também o povo "eu dava o cú e três tostões" para ganhar isso e não me importava nada de ser avaliado pelo meu trabalho...

Sem comentários: