quinta-feira, 10 de abril de 2008

País de malucos... como gosto dele!

Qual Vasconcelos, qual Manoel de Oliveira, filmes bons são os meus!

Vou fazer um relato de alguns filmes que decorreram durante esta semana.

Num destes dias desta semana que felizmente está a terminar dirigi-me ao posto médico para confirmar se a morada do meu cartão de utente estava correcta, pois na semana passada fui ao hospital da universitário de Coimbra e lá actualizaram a morada mas não ficou bem identificada, então dirigi-me a um balcão onde estava um senhor muito simpático e com uma serenidade que emanava uma confiança de quem já fazia aquele trabalho há muitas décadas e disse-lhe:

- Boa tarde, queria confirmar a morada do meu cartão de utente fáfavô.

Ao que ele me solicitou o cartão e começou a digitar os números com uma rapidez só comparável ao herói da banda desenhada Flash Gordon. E lá me disse a morada que eu tinha no cartão, que era a correcta, mas eu retorqui:

- Mas eu estive em Coimbra na semana passada e eles mudaram-me a morada. E questionei o Senhor:

- A base de dados do Sistema Nacional de Saúde não se encontra ligada em rede por todos os hospitais e centros de saúde do nosso País?

Ao que o Sr. com um ar sábio me responde:

- Não sei, eu só trabalho aqui...

-

Epá, se isto não dava um filme de pôr a um canto o Shrek ou um filme do Eddie Murphy não sei o que dará.

-

O outro filme desta minha semana é sobre chulice. Daquelas chulices que eu arquitecto na minha cabeça quando estou aborrecido e estou desejoso que desencadeie uma guerra ou um desastre natural para ver se as coisas animam e as televisões deixam de falar dos alunos que prespectivam o seu futuro na área do wrestling ou do kung fu.

Este filme foi inspirado numa factura da EDP (Empresa Dignificadora de Pagamentos). Ora no dia 7 recebi a factura bimensal de pagamento da energia eléctrica, com uma data limite de pagamento até ao dia 21 do corrente mês. O meu raciocínio foi este, eles enviam a factura dia 7, o pessoal desgraçado que se farta de trabalhar costuma receber ao dia 25, e o pessoal do sector privado ao dia 1, quando os patrões são porreiros, logo ao dia 7 já não há dinheiro para se pagar a electricidade, sendo a data limite no dia 21 o pagamento já vai ser efectuado após esta data, o que acresce um juro de mora de 1 euro e tal, agora multipliquem isto por milhares de clientes e vejam quanto a EDP não ganha só em juros de mora e o porquê do interesse nestas datas oportunas para o envio das facturas.

Andem, deixem lá, continuem a preocupar-se com os futebóis, com as novelas e com as noticias cor-de-rosa, que os Srs. Administradores e os Accionistas agradecem...

Com isto tudo já me esquecia que hoje era o dia de poesia amadora, não se acanhem a mandar poemas vossos que eu com todo o gosto arranjo-lhe aqui um lugarzinho no céu. Convém é deixar um mail para enviarem não é? darka_moitas@hotmail.com

Aqui vai o poema:

-

Poema mais ou menos irónico, talvez assim, assim

-

País de chico espertos,

Que tudo fazem, nada sabem,

Que não se levantam, porque não caem,

Nunca são enganados, de olhos sempre abertos,

São realmente inteligentes, nunca analfabetos,

Somos os maiores! Neste rectângulo mal feito,

Para falar de nós, enchemos o peito!

Não damos amor, mas distribuímos afectos.

E aqueles que nos julgam pequeninos,

Olhem novamente, com atenção!

Porque pequenos somos, em nação,

Mas a enganar, maiores que os marroquinos!

-

É um poema a modos que meio para o estúpido, mas é o cácá! :P

1 comentário:

Anónimo disse...

Só para te dizer que o poema tá fabuloso!
O resto também, mas o poema é delicioso!