quarta-feira, 23 de julho de 2008

Fui iluminado!

Ontem ao ver as notícias assisti às declarações de despedida da carreira futebolística proferidas pelo grande jogador João Vieira Pinto. Nem estava a dar muita importância ao caso, até que, ele disse algo que me entrou de rompante pelo ouvido, fervilhou o mais profundo do meu ser e iluminou a minha mente. Esta frase vai acompanhar-me até ao fim dos meus dias terrenos: “Sempre disse que assim que sentisse mais dificuldade em me levantar de manhã para ir treinar e se não fosse com o mesmo entusiasmo que ia todos os dias, punha um termo à minha carreira”. Achei esta frase tão inspiradora que hoje de manhã cheguei ao pé do meu chefe e tive o seguinte diálogo:
Eu: “Chefe, ando com dificuldades em levantar-me de manhã e não ando entusiasmado com o trabalho, vou pedir a reforma…”
Chefe: “Ehh pá, Romeu pá, tu é que sabes pá, trata da tua vida pá”
Depois deste longo diálogo fui à Segurança Social tratar da papelada para a reforma, após algumas horinhas de espera onde o tema de conversa era o habitual do “isto está mal”, “a culpa é do governo”, “vou de férias para a Tunísia”, “já viste o meu télélé novo topo de gama”, etc., lá fui atendido por um funcionário público muito simpático:
Eu: “Bom dia”
Funcionário: “Diga…”
Eu: “Bom dia!”
Funcionário: “O que é que deseja?”
Eu: “Queria pedir a minha reforma fá favôr…”
Funcionário: “Então o Sr. tem que idade?”
Eu: “Tenho 30 anos…”
Funcionário: “E tem alguma doença que o impossibilite de trabalhar?”
Eu: “Tenho dificuldade em me levantar pela manhã e ando sem entusiasmo…”
Funcionário: “Volte cá daqui a 35 anos e a gente vê o que se pode fazer…”
Eu: “Obrigado”
Funcionário: “Próximo!”

Regressei ao meu trabalho afogado numa tristeza ímpar por não ter conseguido atingir as minhas aspirações, torturado pela inveja de não ser o João Pinto e com o olhar num futuro longínquo que estava a 35 anos de distância…
Não posso terminar sem dar os parabéns pela excelente carreira e um até sempre ao João Viera Pinto e agradecer-lhe pelo Sporting 3 – Benfica 6 do ano de 93/94

2 comentários:

Anónimo disse...

Tou a ver que andamos inspirados para trabalhar!
Gaja do rés-do-chão esquerdo

_aTucse_ disse...

uii que isto anda tão desatualizado!!!

Férias por ai?!
=P


Beijinho*