segunda-feira, 10 de março de 2008

A união faz a força!! Será?


Houve um tempo em que a palavra de ordem para a luta era "A união faz a força!". Penso que isso está completamente ultrapassado, caiu em desuso, não se coaduna com a sociedade contemporânea. Hoje em dia o que está em voga e dá força ás pessoas é a hipocrisia... Sim essa palavra de origem grega e latina que significa representar ou fingir, mais adequada aos actores, essa profissão que todos hoje desempenhamos com muito zelo.

Esquecemos por completo o significado de hombridade e adequamos os nossos princípios ao que mais nos convém, passamos por cima de palavras como amizade, solidariedade, etc, para atingirmos os nossos objectivos, que por vezes são tão mesquinhos e fúteis que chegam a roçar o ridículo, até dava para rir se não fosse tão triste aquilo que perdemos em troca disso, mas isso não importa, o importante mesmo é atingir os objectivos...

Senti há bem pouco tempo na pele, penso que ainda irei sentir mais, um desempenho exemplar por parte de algumas pessoas nessa profissão que é a de hipócrita. É deprimente ver as pessoas esquecer os seus principios, "vender a alma ao diabo" e perder toda a honra só para adquirirem um protagonismo que só mesmo na mente deles existe, mas a vida é mesmo assim, e ainda mais há-de ser, a esses "amigos" desejo tudo de bom! (sem hipocrisia diga-se de passagem).

Como na 5ª feira não escrevi nenhum poema, deixo aqui hoje umas quadras relacionadas com este tema.

-

Eu, o hipócrita, sou o maior!

Outra coisa não sei eu fazer

Abarco tudo em meu redor

Não tenho honra, nada a perder!

-

Dizes-te hoje meu amigo

Fazes tudo p'ra me defender

Amanhã corres comigo...

Outro amigo, mais te pode oferecer!

-

Deixem-se de hipocrisias!

Oh... que bem vos conheço

Vocês dão-me tantas alegrias,

Nem sei se vos mereço...

1 comentário:

carapinha disse...

de hipocritas ta este mundo cheio, e piores sao aqueles q estao mesmo ao nosso lado e fazem-se passar por amiguinhos da onça...