terça-feira, 22 de abril de 2008

E hoje é DIA DA TERRA!

Hoje é dia da Terra, em relação a vós não sei, mas eu gosto muito de viver aqui. Epá já tive uns tempitos a viver em Marte, passei férias em Júpiter, costumo ir muitas vezes à Lua, mas é mesmo na Terra que me sinto bem! Ó Terra mas tu tens que abrir a pestana, andas a deixar que estes humanóides burros que nem uma porta te continuem a pisar, olha Terra, quem te pisa é quem mais te enterra!! Ok, com este trocadilho estou no limiar da minha decadência mental... Aqui vai um poemita para a nossa querida Terra:
-
Terra que nos serves de abrigo
Que do sonho um dia te formaste
Depois de tudo o que passaste,
É quem abrigas, que te traz o perigo!
-
Beleza incomparável nos ofereces,
Tudo o que em ti miro, é delírio
Desculpa se passas este martírio,
Peguei-te uma doença, tanto padeces!
-
Podes sorrir, Terra, Nação
Eu homem faço-te mal...
... Mas no final fiz apenas o meu caixão!
-
E quando o homem não existir,
Podes de novo respirar!
E um novo mundo, no teu velho mundo irá surgir...

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Hoje vai uma história de moral

Algumas pessoas, e repito "algumas", sentem-se superiores por terem cursos universitários e fazem questão de ser tratados por Sr. Dr., Sr. Eng.º, ou Sr. Arqt.º talvez para esconder as suas debilidades em relação a uma cultura geral abrangente ou talvez só porque a nossa sociedade assim o exige, pois ainda há muitos idosos a tirar o chapéu e a baixar a cabeça quando passam pelo Sr. Dr., as razões para isso não as compreendo, acho que o respeito cabe em qualquer pessoa e em qualquer lugar, independente do status social de cada um.
-
Dito isto vou transcrever uma história que certamente muitos já receberam no e-mail, mas não deixa de ser interessante e elucidativa.
-
Em um largo rio, de difícil travessia, havia um barqueiro que atravessava as pessoas de um lado para o outro.
Numa dessas viagens, iam um advogado e uma professora.
O advogado como gostava de falar muito, perguntou ao barqueiro:
- Meu caro barqueiro, o Sr. entende de leis?
- Não senhor - respondeu o barqueiro.
O advogado, compadecido desse-lhe:
- É uma pena... perdeu metade da vida!
O barqueiro nada respondeu.
A professora, muito social, entra na conversa:
- Sr. Barqueiro, o senhor sabe ler e escrever?
- Também não sei, respondeu o barqueiro.
- Que pena...disse a professora, perdeu metade da vida!
Nisto chega uma onda bastante forte e vira o barco.
O barqueiro, preocupado, pergunta:
- Vocês sabem nadar?
- Não! - responderam eles rápidamente.
- Então é pena... concluíu o barqueiro, vocês perderam toda uma vida!

MORAL DA HISTÓRIA
"NÃO HÁ SABER MAIS OU SABER MENOS: HÁ SABERES DIFERENTES" (Paulo Freire)
-
TODO O TRABALHO É DIGNO E DEVE SER RESPEITADO. PENSE NISTO E SAIBA DAR VALOR A TODAS AS PESSOAS COM QUEM CONVIVE NO SEU DIA A DIA.
-

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Cuidem do Karma!

Karma, traduzindo literalmente, significa "acção" (com dois c's porque eu recuso-me a adoptar o novo acordo ortográfico em discussão). No hinduísmo defende-se que o Karma é uma lei que em qualquer acto (vêm o "c" atrás do "t" tão lindo!), por mais insignificante que seja, voltará ao indivíduo que o praticou com igual impacto.
Há pouco quando vinha na minha caminhada de regresso a casa, cruzei-me com muitas alminhas, como acontece diariamente, mas hoje vinha com o Karma na cabeça e apeteceu-me ser cuscovilheiro e prestar um pouco de atenção ás suas conversas (os que vinham acompanhados, claro, porque não me costumo cruzar muito com gente louca). A conversa das pessoas com quem me cruzei era sempre sobre terceiros: "-Ela fez aquilo..." "Ele disse isto à mulher...", "Eles fizeram isto ou aquilo...", enfim, vocês sabem como é, tal como eu sei...
De repente a minha mente foi atingida pelo que ouvi nas notícias, sobre os aumentos do trigo e outros bens e como isso iria afectar gravemente povos carênciados, promovendo até a morte prematura a algumas pessoas devido à fome...
A minha cabecinha pensadora juntou dois mais dois e concluíu que se as pessoas se preocupam mais com a vida dos outros e que se a economia dita quem vive e quem morre, seguindo a linha de pensamento da Lei do Karma, não admira que este mundo cada vez esteja mais doente, nem sei se será ainda um mundo, talvez seja mais um cancro maligno e a continuar assim mais vale mesmo aparecer uma nova idade do gelo para o mundo e principalmente o ser humano renascer, e com esperança minha, de uma forma mais saudável...

quinta-feira, 10 de abril de 2008

País de malucos... como gosto dele!

Qual Vasconcelos, qual Manoel de Oliveira, filmes bons são os meus!

Vou fazer um relato de alguns filmes que decorreram durante esta semana.

Num destes dias desta semana que felizmente está a terminar dirigi-me ao posto médico para confirmar se a morada do meu cartão de utente estava correcta, pois na semana passada fui ao hospital da universitário de Coimbra e lá actualizaram a morada mas não ficou bem identificada, então dirigi-me a um balcão onde estava um senhor muito simpático e com uma serenidade que emanava uma confiança de quem já fazia aquele trabalho há muitas décadas e disse-lhe:

- Boa tarde, queria confirmar a morada do meu cartão de utente fáfavô.

Ao que ele me solicitou o cartão e começou a digitar os números com uma rapidez só comparável ao herói da banda desenhada Flash Gordon. E lá me disse a morada que eu tinha no cartão, que era a correcta, mas eu retorqui:

- Mas eu estive em Coimbra na semana passada e eles mudaram-me a morada. E questionei o Senhor:

- A base de dados do Sistema Nacional de Saúde não se encontra ligada em rede por todos os hospitais e centros de saúde do nosso País?

Ao que o Sr. com um ar sábio me responde:

- Não sei, eu só trabalho aqui...

-

Epá, se isto não dava um filme de pôr a um canto o Shrek ou um filme do Eddie Murphy não sei o que dará.

-

O outro filme desta minha semana é sobre chulice. Daquelas chulices que eu arquitecto na minha cabeça quando estou aborrecido e estou desejoso que desencadeie uma guerra ou um desastre natural para ver se as coisas animam e as televisões deixam de falar dos alunos que prespectivam o seu futuro na área do wrestling ou do kung fu.

Este filme foi inspirado numa factura da EDP (Empresa Dignificadora de Pagamentos). Ora no dia 7 recebi a factura bimensal de pagamento da energia eléctrica, com uma data limite de pagamento até ao dia 21 do corrente mês. O meu raciocínio foi este, eles enviam a factura dia 7, o pessoal desgraçado que se farta de trabalhar costuma receber ao dia 25, e o pessoal do sector privado ao dia 1, quando os patrões são porreiros, logo ao dia 7 já não há dinheiro para se pagar a electricidade, sendo a data limite no dia 21 o pagamento já vai ser efectuado após esta data, o que acresce um juro de mora de 1 euro e tal, agora multipliquem isto por milhares de clientes e vejam quanto a EDP não ganha só em juros de mora e o porquê do interesse nestas datas oportunas para o envio das facturas.

Andem, deixem lá, continuem a preocupar-se com os futebóis, com as novelas e com as noticias cor-de-rosa, que os Srs. Administradores e os Accionistas agradecem...

Com isto tudo já me esquecia que hoje era o dia de poesia amadora, não se acanhem a mandar poemas vossos que eu com todo o gosto arranjo-lhe aqui um lugarzinho no céu. Convém é deixar um mail para enviarem não é? darka_moitas@hotmail.com

Aqui vai o poema:

-

Poema mais ou menos irónico, talvez assim, assim

-

País de chico espertos,

Que tudo fazem, nada sabem,

Que não se levantam, porque não caem,

Nunca são enganados, de olhos sempre abertos,

São realmente inteligentes, nunca analfabetos,

Somos os maiores! Neste rectângulo mal feito,

Para falar de nós, enchemos o peito!

Não damos amor, mas distribuímos afectos.

E aqueles que nos julgam pequeninos,

Olhem novamente, com atenção!

Porque pequenos somos, em nação,

Mas a enganar, maiores que os marroquinos!

-

É um poema a modos que meio para o estúpido, mas é o cácá! :P

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Poesia Amadora - Poema com mensagem subliminar :P

Antes de escrever um poema, e porque gosto de partilhar aquilo que me dá prazer (tirem o cavalinho da chuva porque sexo é só mesmo com a gaja do r/chão esquerdo), vou contar um momento perfeito do meu dia de ontem.
Para mim todos os dias são perfeitos desde que respire, mas ontem quase toquei o nirvana quando regressava de Coimbra. Vinha na nossa serrinha, com um belo dia de sol que acalentava o meu espírito e fazia saltar cá para fora a fonte que há em mim, mais concretamente nos meus sovacos, sem ver viva alma em meu redor, apenas aquela paisagem opulenta da zona da Torre com umas manchas de branco fazendo lembrar um cabelo decorado com caspa e no autorádio o cd de Zeca Afonso a "rodar" num volume agradável... E pensei "isto é perfeito".
-
Agora aqui vai o poema com mensagem subliminar que dedico a umas pessoas especiais.
-
Aos que lêem este poema
E deviam estar a trabalhar
Tratem de arranjar um esquema
Para o patrão não vos apanhar!
-
Ai se ele vê essa risada
Quero ver o vosso tormento
Se fosse eu, era logo à bofetada
Estou a brincar... Dava era um aumento!!
-
Mas não se preocupem comigo
Eu não me irei "bufar"
Dos que lêem o blogue sou amigo
E da pequenita façam favor de bem tratar!!