segunda-feira, 31 de março de 2008

Sou um Pós-pecador! Ou serei apenas humano?

Hoje, e como criança que sou e sempre serei, aprendi mais uma coisa nova enquanto pensava na vida, descobri que sou um pós-pecador! E o que é um pós-pecador, perguntam vocês! (não estou a ouvir ninguém a perguntar). Isso agora é que vai ser difícil explicar, mas vou tentar elucidar os leitores com todo o meu suor... Comecemos então pelo pré-pecador. Um pré-pecador é aquela pessoa que planeia o pecado, cada pormenor da maldade é estudado com muita astúcia e ao infímo detalhe. Depois temos o pecador, o vulgo "gajo mau" e oportunista, que não planeia a maldade, mas não hesita em praticá-la se esta se atravessar no seu caminho. Por fim temos o pós-pecador, que considero ser o meu enquadramento, não é o santinho, é aquela pessoa que se encontra na situação de pecador, mas não consegue praticar o acto, mas não é boa pessoa, pois momentos mais tarde pensa: "-Porra pá, sou mesmo burro em não ter aproveitado isto!" ou seja, não peca pelo acto, mas peca pelo arrependimento de não ter pecado! A vida é complicada não é?

terça-feira, 25 de março de 2008

O uso que damos ás coisas... à vida...

Nem sempre usamos aquilo que temos da forma mais adequada, há situações em que as usamos de uma forma tão estranha que até se torna difícil a compreensão, o porquê de algo ser desenhado e estipulado para se usar de uma maneira e a gente dar-lhe um uso que nada tem a ver com o objecto em causa, porquê? Porque sim! Porque nos dá prazer! O mesmo se aplica à vida...

Divaguei sobre isto, (e agora relendo o que escrevi, não lhe encontro muita lógica mas na minha mente até tem algum sentido) porque no fim-de-semana passado eu a Gaja do Rés-do-Chão Esquerdo comprámos um daqueles quadros para se pôr na cozinha, ou onde quiserem, laváveis que servem para colocar anotações, e é este o uso que a gente lhe dá... (até me dei ao trabalho de fotografar as nossas "anotações")


quarta-feira, 19 de março de 2008

Freecycle - Covilhã




O Freecycle™ Covilhã é um grupo que está aberto a todos os que preferem reciclar as coisas que já deixaram de ter uso, em vez de as deitar fora. Seja uma cadeira, um aparelho de fax, um piano ou uma porta velha, pode oferecê-la aqui. Veja também as ofertas e pode ser que encontre alguma coisa que lhe dê jeito. A participação de entidades sem fins lucrativos também é bem-vinda!
Regra principal: tudo o que é afixado deve ser gratuito e livre. Este grupo faz parte da rede Freecycle, uma organização sem fins lucrativos e um movimento dos pessoas interessadas em manter fora dos aterros aqueles items que ainda podem ser úteis a alguém. Visite freecycle.org para mais informações sobre o movimento e listas de outras cidades com grupos Freecycle. Contacte freecycle-covilha-owner@yahoogroups.com com dúvidas ou ideias para melhorar o grupo!
Divirta-se e junte-se a nós!

segunda-feira, 17 de março de 2008

A frase perfeita...

Num dos meus mergulhos neste oceano que é a internet encontrei a frase perfeita para descrever grande parte das greves que decorrem por este País fora. Já referi que sou apologista das greves, acho que banalizaram foi demais esta arma tão poderosa que é a greve, habituámo-nos a usar a greve por tudo e por nada e quando necessitamos de lutar por algo realmente importante para o nosso futuro não causamos a mínima mossa pois abusámos do nosso armamento em banalidades.
Esta frase é da autoria do grande Senhor Martin Luther King e é dedicada a que se identifique com ela:
-
O que mais preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos,nem dos desonestos, nem dos sem-caráter, nem dos sem-ética.O que mais preocupa é o silêncio dos bons!
-
Bom início de semana (se é que isso possa ser possível)

sábado, 15 de março de 2008

Filosofia barata... Secalhar até não é...

Recebi um mail da minha prima Risinhos com umas frases bastante filosóficas que aqui transcrevo:

Errar é humano, persistir no erro é americano, acertar no alvo é muçulmano.
-
Nunca desista de um sonho. Se não encontrar numa pastelaria, procure na próxima.
-
Qualquer idiota é capaz de pintar um quadro, mas somente um génio é capaz de o vender.
-
O mais nobre dos cachorros é o cachorro-quente: alimenta a mão que o morde.
-
Roubar ideias de uma pessoa é plágio. Roubar de várias é pesquisa. ( ou MONOGRAFIAS…)
-
Quando lhe atirarem uma pedra, faça dela um degrau e suba... Só depois, quando tiver uma visão plena de toda a área, pegue outra pedra, mire bem e acerte no crânio de quem lhe atirou a primeira.
-
Na vida tudo é relativo. Um fio de cabelo na cabeça é pouco; na sopa, é muito!
-
À beira de um precipício só há uma maneira de andar para a frente: é dar um passo atrás.
-
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam.
Não é bonito, mas fica profundo…
-
Errar é humano. Colocar a culpa em alguém, então,nem se fala…

quinta-feira, 13 de março de 2008

Dia de Poesia Amadora - Quando não sabemos que escrever inventamos para a tradição não se perder!

Apetece-me brincar com as palavras,
e com as palavras brinco o que me apetece,
lembra-te de algo rápido, senão encravas,
se encravas a caneta arrefece,
e se arrefece, encravas a caneta,
a caneta encravada pode adoecer!
uma caneta doente, é como uma malagueta,
por muito que se coma, mais não se pode comer,
se não pode comer, bebe cerveja preta,
cerveja preta para aquecer, é melhor que uma mulher!
mas uma mulher dá que pensar... com uma caneta...
... posso escrever o que ela me dá, o prazer,
e com prazer e uma caneta sou feliz neste planeta,
onde à vontade posso divagar,
e com as palavras sempre que me apetece...
... sem dúvida nenuma posso brincar!

quarta-feira, 12 de março de 2008

Nostalgia...

Hoje é quarta-feira, por vezes neste dia da semana entro numa condição nostálgica, lembro-me de quando estudava no liceu, o quanto eram importantes as quarta-feiras, pois era o dia das matinés na Discoteca Fábrica, ou no Café Concerto Rosa Negro e quando era uma altura especial até poderia ser uma matiné no Número Um, com autocarros gratuitos e tudo... Como eram por vezes surreais essas matinés, mas não vou descrevê-las, muitos de vós devem saber bem melhor que eu como eram essas matinés!
Na época eramos apelidados de geração rasca, não digo que não o seriamos, mas tinhamos uma coisa a nosso favor que considero que hoje em dia falta muito... tinhamos diversidade de pensamento, de acções e de escolhas. Hoje em dia, tal como os que nos apelidaram no passado de geração rasca, eu chamo a esta geração a geração clone, eles têm a diversidade, têm facilitado o acesso à informação e ao conhecimento, no entanto preferem seguir todos o mesm caminho tal uma formiga no carreiro.
Foi só um aparte. Ao recordar-me das matinés de quarta-feira é impossivel não "nostalgiar-me" todo com a falta que sinto de ouvir bom Rock numa discoteca, mas do passado não se vive e é preciso colocar os olhos, e neste caso, os ouvidos no futuro.
Desviei a minha "converseta" para este lado para falar de quatro amigos que formaram uma banda rock e agora lançam o 1º álbum. Além de fazerem boa música ainda têm duas outras coisas a seu favor - são da Covilhã e são uns gajos porreiros. Devia haver mais apoio por parte das entidades para estas bandas, pois a arte não é só pintura ou escrita...
O nome desta banda que ainda vai dar que falar é Sequela e compõem-se pelos seguintes "bacanos":
Bateria - Samuel (também conhecido no meio artístico como Xutos)
Baixo - Romeu (não sou eu, mas com este nome só podia ser um bom artista)
Guitarra/Voz - Artur (quem nunca ouviu um acústico do Artur é favor fazê-lo)
Tin - Guitarra (esta gajo nunca se cansa)
-
Para ouvirem e saber mais desta banda covilhanense basta ir a http://www.myspace.com/sequelarock

segunda-feira, 10 de março de 2008

A união faz a força!! Será?


Houve um tempo em que a palavra de ordem para a luta era "A união faz a força!". Penso que isso está completamente ultrapassado, caiu em desuso, não se coaduna com a sociedade contemporânea. Hoje em dia o que está em voga e dá força ás pessoas é a hipocrisia... Sim essa palavra de origem grega e latina que significa representar ou fingir, mais adequada aos actores, essa profissão que todos hoje desempenhamos com muito zelo.

Esquecemos por completo o significado de hombridade e adequamos os nossos princípios ao que mais nos convém, passamos por cima de palavras como amizade, solidariedade, etc, para atingirmos os nossos objectivos, que por vezes são tão mesquinhos e fúteis que chegam a roçar o ridículo, até dava para rir se não fosse tão triste aquilo que perdemos em troca disso, mas isso não importa, o importante mesmo é atingir os objectivos...

Senti há bem pouco tempo na pele, penso que ainda irei sentir mais, um desempenho exemplar por parte de algumas pessoas nessa profissão que é a de hipócrita. É deprimente ver as pessoas esquecer os seus principios, "vender a alma ao diabo" e perder toda a honra só para adquirirem um protagonismo que só mesmo na mente deles existe, mas a vida é mesmo assim, e ainda mais há-de ser, a esses "amigos" desejo tudo de bom! (sem hipocrisia diga-se de passagem).

Como na 5ª feira não escrevi nenhum poema, deixo aqui hoje umas quadras relacionadas com este tema.

-

Eu, o hipócrita, sou o maior!

Outra coisa não sei eu fazer

Abarco tudo em meu redor

Não tenho honra, nada a perder!

-

Dizes-te hoje meu amigo

Fazes tudo p'ra me defender

Amanhã corres comigo...

Outro amigo, mais te pode oferecer!

-

Deixem-se de hipocrisias!

Oh... que bem vos conheço

Vocês dão-me tantas alegrias,

Nem sei se vos mereço...

sexta-feira, 7 de março de 2008

Qual é a minha profissão?

Antes de mais quero pedir desculpa a quem se habituou a ler o blogue, pois metia novas mensagens quase diariamente e agora já não escrevo há mais de 50 anos. É a prostituta desta vida que tanto amamos que por vezes não nos deixa olhar para mais nada a não ser para ela, decerto compreendem o que digo.
Depois das devidas desculpas pedidas quero falar de algo que me incomoda, que eu não sei explicar e que ocasionalmente sou questionado, este algo é a minha profissão...
Quando alguém me pergunta "O que fazes?" a minha mente atrofia-se numa panóplia de profissões "sou desenhador projectista, sou escriturário, sou técnico de vendas ao público, sou dactilógrafo, sou técnico de hardware, serei um escravo da entidade empregadora" é a confusão total no meu cérebro...
É que nem o recibo de vencimento ajuda! Ora vejamos, inicialmente era Escriturário de 3ª (ainda tive esperanças que passado 12 anos já estivesse na 1ª divisão, enfim, desabafos), depois passado algum tempo passei a ser Aprendiz (estou sempre aberto ao conhecimento, a aprender coisas novas, mas não me lembro de me terem dado o ensinamento para a profissão de aprendiz) e na minha ultima actualização passei a ter o cargo de Tirocinante! Fiquei, como habitualmente estou, à toa... Mas que cargo seria este com um nome tão pomposo que só me relembra algo maléfico, sei lá, uma espécie de assassino que "tirocina" as pessoas, ou uma espécie de talhante. Pensei para com os meus botões "não bastava julgarem-me um ladrão pelo aspecto ainda tinham que me por uma profissão com um nome assustador", mas como não gosto de tirar conclusões precipitadas e não sou daqueles maluquinhos que se entretêm a decorar o dicionário quando vão ao WC, decidi ir ver o que significava TIROCINANTE... "Et voilà", tirocinante ou tirocínio significa aprendiz, exercicío ou prática de determinadas funções como exercicío preliminar para o desempenho delas... Gosto particularmente da parte dos preliminares, já durmo mais relaxado por saber que não tenho uma profissão assassina, andei os últimos 12 anos a aprender e continuo, será que sou burro? que não me consigo especializar em nada? e lá ando eu a preliminar e a aprender quiçá por mais 12 anos...